EU E AS MINHAS ‘CONSIDERAÇÕES FINAIS’ NO MAR - Isis Maria Cunha Lustosa.

31/08/2022 17:17

Caso escolhesse o epílogo do meu ataúde... 

Quisera, eu, esta tumba ser o Mar. 

Emersa do fundo a marcha-canção, bem suave, dedilhada no singelo alaúde.

Perpetuar-me, pois, no vasto azulão.

A fim de nada, força alguma, apertar-me.

Descalça...

Chinelas de areia, pisadas sem marcas.

Caminhante...

Dançadeira na ciranda das águas.

Não içada daquele áqueo lugar de ondas.

Pés soltos nas águas imersas.

Livres até das alpargatas de algas marinhas.

Sentir-me, totalmente, regada pela brisa da perenal libertad.  

Tão-somente a cálida água salsa, o meu corpo abraçar. 

E a minha, a dita-cuja, a minha-alma-mundial, toda ela banhar-se sem reservas, apenas com ervas, comigo serem enxaguadas, e, repetidas vezes, aguar-me. 

Antes, tudo antes, de encontrar a anunciada ressurreição... 

Ressur(Agir)!

Acomodada, espontaneamente abancada no banco de areia móvel, eu, ondeante, mirando a Lua no zênite entre as altas e baixas marés...

Circundada de peixes, contentar-me-ia!

Rodeada por estes cardumes multicolores, luzentes, coletivos aos montes, dependurados na rede, formada pela barra da minha saia rodada, toda ela, detalhadamente bordada de flores na original cambraia.

O macio e molhado, linho-puro, daquela saudosa praia!

Saia, a qual fora junto comigo, saudosamente, cravada ao mar com canoas, ambas bem lavadas e levadas, sem forças armadas, nem se quer um forçado arrasto...

Conduzidas, eu e a saia alongada, pelos braços banhados do enigmático Marzão.

Eu e ela, a saia marinada, bem ornada de floral, com linha perfumada de Açaflor, da bela cor, terracota, do aromal Açafrão. 

Mar, especiarias... Temperar é dosar mão a mão.

Ela, a roupagem de cambraia e, eu, dueto de total leveza, a rodopiar dentro do aberto e salgadíssimo Mar...

Um exercício profícuo, antes de findar, no comedido temperar das tépidas enseadas. Todas mergulhadas, as minhas predecessoras considerações finais, como ondas de recordações! 

Lembrando-me e, no meu memorial, recordando-lhes que fui Pimenta...

...E provoquei furacão.

PoetIsis com profuso prazer em geo(grafar).

 

Texto e foto da autora.

 

Profa. Dra. Isis Maria Cunha Lustosa

Doutora e Mestre em Geografia - UFG/IESA

Pesquisadora Externa - Laboter/IESA/UFG - Brasil

Pós-Doutora em Antropologia Social - UBA/FFyL/ICA - Argentina

Membro Pesquisadora - Proyecto UBACYT/UBA/FFyL/ICA

isismclustosa12@gmail.com

©